Notícias

    Arena de Ideias debate competividade do agronegócio com ATP e FPA


    Lideranças da agropecuária, do setor portuário, da indústria de alimentos e de exportação de cereais debateram na última quinta-feira (10/9) o futuro pós-Covid e as projeções para 2021 no webinar Arena de Ideias, organizado pela In Press Oficina. O Diretor-Presidente da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa, foi um dos debatedores e falou sobre os desafios e incertezas gerados pela pandemia.

    Apesar das adversidades, como o lockdown de algumas cidades, Barbosa lembrou que os portos, como atividade essencial, não pararam de operar. Destacou os resultados positivos do setor portuário no primeiro semestre de 2020 impulsionados não só pelo agronegócio, mas também pelo petróleo e minério.

    “A grande lição que temos é a certeza do bom desempenho das commodities brasileiras e da eficiência do setor, fatores que irão contribuir para a recuperação econômica. Acho que o Brasil vai alcançar o crescimento e ter a sonhada retomada”, afirmou.

    No debate, o presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), criticou os excessivos custos logísticos que recaem sobre os produtos brasileiros. “Quem come os alimentos transportados pelos navios paga o preço de serviços como o da praticagem”, comparou.

    A presidente do Conselho da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Grazielle Parenti, comentou que o país é peça-chave no comércio internacional. “O mundo conta com o agro do Brasil. Desde o início da pandemia tínhamos o compromisso de não faltar comida”, disse.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 14/09/2020
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF