


A ATP participou, nesta terça-feira (17/03), em Brasília, de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados que discutiu a concessão das hidrovias do Arco Norte, tema estratégico para o futuro da logística brasileira.
O debate reuniu representantes do setor público, da iniciativa privada e especialistas para discutir o potencial do transporte hidroviário como vetor de desenvolvimento econômico sustentável. A diretora-executiva da ATP, Gabriela Costa, integrou o painel ao lado do secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), Otto Luiz Burlier; da representante do Instituto Livre Mercado, Simonie Mayara; da ex-deputada federal Silvia Waiãpi; do coordenador do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP), Diogo Helal; do ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo; e do especialista em Logística, Adriano Paranaíba.
As hidrovias do Arco Norte têm papel central no escoamento da produção brasileira, especialmente de commodities agrícolas como soja, milho, algodão e café, além de fertilizantes, combustíveis e minerais. Com o avanço da produção para as regiões Centro-Oeste e Norte, a ampliação e modernização da infraestrutura logística tornou-se ainda mais urgente.
Durante sua participação, Gabriela Costa ressaltou a importância do fortalecimento do modal hidroviário para garantir maior eficiência logística ao país. “As hidrovias são um ativo estratégico para o Brasil. Precisamos avançar com modelos que garantam previsibilidade, segurança jurídica e eficiência operacional, permitindo que esse potencial seja plenamente aproveitado”, afirmou.
A diretora-executiva também destacou a necessidade de integração entre os modais. “A expansão da produção para o Norte e o Centro-Oeste exige uma logística mais equilibrada. Investir em hidrovias é reduzir custos, emissões e aumentar a competitividade do país no cenário internacional”, completou.
A audiência foi realizada a pedido do deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), que ressaltou o papel estratégico das hidrovias do Arco Norte para promover o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental na Amazônia Legal. Segundo o parlamentar, o transporte hidroviário apresenta menor emissão de carbono por tonelada transportada e maior eficiência energética em comparação ao modal rodoviário, além de reduzir a pressão sobre as estradas.
A participação da ATP reforça o compromisso da entidade em contribuir para o aprimoramento da infraestrutura logística nacional, defendendo soluções que ampliem a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade do setor portuário.


